Pular para o conteúdo principal

Horários para atingir o máximo potencial de acordo com a MTC

 


De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), cada sistema tem um horário específico em que atinge seu máximo potencial, através da circulação energética dos Zang (órgãos) e Fu (vísceras).

Isso acontece porque a energia vital circula em maior ou menor intensidade ao longo do dia. Tendemos a ter maior circulação de energia Yang (ação) durante o dia, e de energia Yin (introspecção) durante a noite, mas há variações deste padrão. Conhecendo esses horários, é possível fazer um teste, adaptando seus horários e compromissos a essa tabela, para ver se funciona para você. No livro O Milagre da manhã, por exemplo, o autor indica fazer exercícios justamente entre as 5h e as 7h da manhã. Essa instrução vai de encontro ao horário do intestino grosso, no qual estamos expelindo as toxinas. Interessante não? Particularmente, sempre me senti muito mais produtiva no período da manhã, e tinha impressão de que a hora se arrastava no período da tarde. Isso também vai de encontro ao movimento da tabela. Isso explica, também, porque a insônia castiga tanto o corpo, uma vez que durante a noite, os órgãos em atividade precisam de repouso para restaurar nossa energia. Que tal testar algumas ações sugeridas para ver se funciona com você? * Retificação: das 15h às 17h é o horário da bexiga!









Gosta de conhecer assuntos como Terapias Holísticas, Desenvolvimento Pessoal e Terapias Holísticas? Conheça nossos cursos online clicando abaixo:




Estamos nas redes sociais:

Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: suporte@portaldespertaluz.com
Youtube: https://www.youtube.com/despertaluz
Spotify: https://open.spotify.com/show/5vYCNb0MJ3bboQlxpEjRDF?si=3tknMfmCT0iuOMntoAnFXw


Imagem Canva

Fonte: Guia Prático de Medicina Chinesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog