Pular para o conteúdo principal

A origem da oração da Serenidade

 


A Oração da Serenidade é conhecida por várias pessoas e circula em sites, redes sociais e até produtos, por sua mensagem brilhante:

"Deus me conceda serenidade

Para aceitar as coisas que não posso mudar,

Coragem para mudar as coisas que posso e

Sabedoria para saber a diferença."

Agora, quem será que escreveu a oração da serenidade? Esta Oração faz parte dos materiais do AA, e popularizou-se por sintetizar as habilidades interiores que nos fazem amadurecer e viver melhor.

De acordo com o site How Stuff Works, em publicação de Dave Ross, "As primeiras tentativas do AA para identificar suas origens geraram uma longa lista de autores potenciais, incluindo São Francisco de Assis, Aristóteles, Sófocles e antigos sábios do Egito à Índia.

O verdadeiro autor da oração da serenidade não é um nome familiar como São Francisco ou Aristóteles, e não escreveu seus versos famosos em alguma língua antiga.

Foi um teólogo cristão alemão-americano chamado Reinhold Niebuhr (1892-1971), que escreveu as palavras originais do que se tornou a oração da serenidade em 1932. " Reinhold Niebuhr era uma pessoa desconhecida, apesar da influência que sua breve oração nos causa até hoje.

Citado por pessoas prestigiadas, como Martin Luther King e Barack Obama, o trecho fazia parte de um sermão escrito pelo referido autor. Em seu livro "Moral Man and Immoral Society: A Study in Ethics and Politics ", Niebuhr destaca que "as pessoas geralmente são boas em um nível individual, mas muitas vezes descartamos nossa moral e princípios quando agimos como grupos maiores", em referência à grande depressão.

Essa versão da oração da serenidade foi encontrada pela primeira vez em 1941 em um obituário de jornal, que não tinha conhecimento de seu autor. Mas o texto original escrito por Niebuhr em 1932 era um pouco diferente, veja abaixo:

"Deus, dá-nos a graça de aceitar com serenidade o que não pode ser mudado, 

a coragem para mudar o que deve ser mudado, 

e a sabedoria para distinguir uns dos outros."

De acordo com o historiador Jeremy Sabella, "Em uma única frase, ele está compactando graça, serenidade, coragem, sabedoria e conectando-as a um dos enigmas centrais da vida: o que podemos mudar, e o que não podemos? Quando avançamos e quando aceitamos onde estamos? ".

Sabella também afirma que, assim como esta oração, tantas outras podem ter sido formuladas por Niebuhr, uma vez que ele fazia sermões em diversos locais da região. 

Também podemos citar a importância de uma mulher chamada Winnifred Crane Wygal, uma líder da YWCA que estudou com Niebuhr no Union Theological Seminary, que fez  primeira referência à oração da serenidade em seu diário pessoal. Em 31 de outubro de 1932, ela escreveu: “RN diz que 'vontade moral mais imaginação são os dois elementos dos quais a fé é composta'. 'O homem vitorioso em dia de crise é aquele que tem a serenidade para aceitar o que não pode ajudar e a coragem para mudar o que deve ser alterado.' "

Ainda de acordo com o site How Stuff Works, "a oração também foi enviada para o exterior durante a Segunda Guerra Mundial e usada em devocionais para militares americanos. Em 1950, a oração da serenidade havia se tornado tão conhecida que as pessoas começaram a procurar seu autor. Niebuhr tinha quase certeza de que havia escrito, mas estava confuso com os detalhes. Ele e sua esposa adivinharam que foi escrito em 1942 ou 1943, e Niebuhr admitiu que não conseguia se lembrar da gênese das ideias na oração. Uma edição de 1950 da publicação "Grapevine" do AA cita Niebuhr dizendo: "Claro, [a oração] pode ter estado assustada por anos, até séculos, mas acho que não. Sinceramente, acredito que a escrevi Eu mesmo."

Temos, ainda, outro episódio curioso em relação à Oração da Serenidade. Em 2008, Fred Shapiro, um bibliotecário da Escola de Direito de Yale, apresentou evidências de que haviam versões da oração da serenidade antes de 1942. Porém, o mesmo confirmou a verdadeira autoria de Niebuhr, após rastrear a entrada do diário de Wygal, e descobrir que Niebuhr havia realmente escrito a oração em 1932, não em 1942, dando fim então à polêmica.

Fonte de informação: Site How Stuff Works

Para acessar a matéria original, clique --> AQUI.


Gosta de conhecer assuntos como Desenvolvimento Pessoal e Terapias Holísticas? Conheça nossos cursos 100% online clicando abaixo:



Estamos nas redes sociais:

Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: suporte@portaldespertaluz.com
Youtube: https://www.youtube.com/despertaluz
Spotify: https://open.spotify.com/show/5vYCNb0MJ3bboQlxpEjRDF?si=3tknMfmCT0iuOMntoAnFXw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog