Pular para o conteúdo principal

8 formas de dizer não com suavidade e gentileza

 


 1 - Faça uma pausa 

Quando alguém lhe pedir algo que tem dúvidas se deve aceitar, faça uma pausa, usando o silêncio a seu favor. pare e conte até 3, antes de dar a resposta, ou fique em silêncio até que a outra pessoa se manifeste. O silêncio por si só, irá sinalizar ao outro que seu pedido não foi confortável ou adequado.

2 - Utilize o "não, mas..."

Se for possível, ofereça outra solução ou outra oportunidade em que poderá realizar o que está sendo pedido, ou a indicação de outra pessoa que possa ajudar quem está precisando. Por exemplo, "não posso sair esta semana, mas poderemos nos ver na próxima". "Não posso ajudá-la com esse relatório, mas vou verificar quem pode".  

3 - Use o "vou conferir minha agenda"

Quando você utiliza essa opção antes de confirmar, ganha tempo para pensar e analisar se pode ou não assumir determinado compromisso, sem responder por impulsividade. Depois, realmente retorne, confirmando ou não sua disponibilidade. E claro, se não houver tempo livre, diga não!

4 - Utilize mensagens automáticas

Hoje em dia, não só os provedores de email, como também outras vias de mensagens, como WhatsApp Bussiness, oferecem a possibilidade de uma resposta automática ao recebimento de mensagens. Ative essa opção, se estiver trabalhando em projetos que demandem sua atenção, explicando que retornará quando for possível. 

5 - "Sim. O que devo deixar de fazer em troca?"

Essa frase é muito útil quando quem pede algo, é alguém para quem não se pode dizer "não", como um superior. Perguntando o que deve deixar de fazer em troca, faz com que sutilmente a pessoa perceba que já está atolado em compromissos, e que algo será deixado para depois, se assumir a nova responsabilidade.

6 - Você pode fazer "x", que eu vou fazer "y"

Essa opção oferece uma solução e  possibilidade de escolha à outra pessoa, no qual o "não" fica oculto. Por exemplo:  "Você pode ir à festa com fulano, enquanto eu termino de organizar meus emais". A mensagem subentendida é "não vou levá-lo".  Demonstra que está interessado em ajudar, sem abrir mão do que precisa fazer.

7 - Utilize o humor

Se for para uma pessoa com a qual tem liberdade e intimidade, utilizar o humor é sempre uma forma maravilhosa de dizer "não". Soltar um "nem no dia em que meu cachorro, miar" em resposta a um pedido, pode render boas risadas e traz suavidade para a negativa.

8 - Indique outra pessoa

Muitas vezes, aceitamos compromissos porque nos sentimos honrados em ajudar (ego). Abrir mão disso ajuda a evitar a sobrecarga e a dar oportunidade para outras pessoas. Porém, só indique outra pessoa para fazer o que pediram a você, se realmente acreditar que a outra pessoa irá gostar da oportunidade. Não use a máxima "tirar o meu da reta".

Gosta de conhecer assuntos como Feng Shui, Desenvolvimento Pessoal e Terapias Holísticas? Conheça nossos cursos 100% online clicando abaixo:



Estamos nas redes sociais:

Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: suporte@portaldespertaluz.com
Youtube: https://www.youtube.com/despertaluz
Spotify: https://open.spotify.com/show/5vYCNb0MJ3bboQlxpEjRDF?si=3tknMfmCT0iuOMntoAnFXw


Imagem Canva

Fonte: livro Essencialismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog