Pular para o conteúdo principal

Os barulhos da mente




imagem daqui

Quando falamos no assunto grande parte das pessoas já passou por isso: o cérebro não desliga ou fica automaticamente nos alimentando com pensamentos indesejados. Saber controlá-los é fundamental para manter a qualidade de vida e seguir adiante. Mas como fazer isso?

Entendo por barulho aquilo que incomoda, alguns exemplos: pensamentos autocríticos, julgadores, que colocam abaixo nossa autoestima e confiança e provocam a sensação de incapacidade (não presto para isso, não mereço, nunca vou conseguir); pensar excessivamente em um problema cuja solução não é possível no momento ou não está em nossas mãos; fixar repetidamente o imaginário em algo que nos magoou ou numa situação em que erramos, falhamos.

Pode-se ainda desenvolver a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), quando não se consegue desligar em nenhum momento, com a sensação de que o cérebro está trabalhando mesmo dormindo. Com a leitura de vários livros, textos e algum treino, consegui melhorar bastante ambos com as dicas abaixo:

  • Em fases "barulhentas" procure fixar o pensamento no que está fazendo, desde uma atividade simples (como lavar a louça) às mais complexas. Entregue o pensamento ao momento.
  • Encontre hobbies que goste e reserve momentos para exercê-los livremente, sem que se torne uma autocobrança.
  • Seja um antropólogo de si mesmo. Isso significa observar-se sem emitir um julgamento. Pense em si na terceira pessoa, por exemplo: "Bia está pensando, sentindo tal coisa". Depois volte a focar no que está fazendo. 
  • Nessa linha tenha um pensamento seletivo - aprenda a criar uma certa distância dos pensamentos, observá-los e a separar "o joio do trigo", ou seja, os reais e produtivos daqueles criados por nosso ego ou autocrítica e que não nos ajudam em nada. Esses precisam ser descartados, são os chamados "lixos mentais".
  • Seja seu melhor amigo e perdoe-se. O que foi feito, foi feito. Faça diferente e liberte-se da culpa.
  • Mantenha um leve sorriso o tempo todo, mesmo se não estiver feliz. Isso ajuda a relaxar o rosto, os ombros e a cabeça, melhora o fluxo sanguíneo e nos torna uma pessoa agradável. Como diz no filme Comer, Rezar, Amar, "Sorria com o rosto... sorria com a mente... sorria até com o fígado".
  • Esteja perto de pessoas que o fazem se sentir bem e evite convívio prolongado com quem detona seu humor ou estima.
  • Perdeu a oportunidade de ser feliz e fica se lamentando por isso? Não fique se lamentando... é só não perder de jeito nenhuma a próxima!
  • Ria, meu bem, mas ria muuuito!!!

Sobre a resolução de problemas:

  • Aprenda a reconhecer o que não pode ser resolvido no momento e coloque num plano subjetivo. Isso significa criar uma espécie de gaveta mental onde o problema ficará aguardando resolução, mantendo a consciência de que precisará ser resolvido, e sensibilidade para perceber o melhor momento antes que caia no campo do "e se". Quando esse momento chegar, desengavete o problema e mãos à obra!
  • Não confunda a dica anterior com procrastinar, adiar algo que tem solução. Caso contrário a mente começa a causar tanto barulho negativo e enfraquecedor que algo resolvível acaba por se tornar uma assustadora bola de neve.
  • Seja humilde e aceite os desígnios de Deus quando algo não tem solução, Por exemplo, a saúde de uma tia muito querida está sendo mantida por paliativos. A consciência disso é dolorosa, mas manter o pensamento em casos assim não resolve e não ajuda.
  • Se puder agir, aja!
  • Coloque os sentimentos para fora sempre que possível: chore ou ria com vontade, fale o que sente de bom quando puder e para quem merecer. Ficar se sufocando faz muito mal. Liberte-se  da amarra de que não pode mostrar seus sentimentos, especialmente os bons... se fosse assim nasceríamos como Dr Spock, seres 100% racionais, rsrsrs. 
  • Quando um pensamento ruim se aproximar, congele, tire sua cor, e substitua-o por uma lembrança boa ou pense em pessoas que lhe fazem bem. Eu penso o tempo todo no homem que eu amo, no casamento da filha, em boas músicas e filmes interessantes, em artes que quero criar e deixo que esses pensamentos tomem meu cérebro. 
  • Faça o bem sempre que puder até para os que não merecem, isso mantém o coração limpo. Perdoe... Pensar em vingança só aumento o fluxo de barulhos mentais. Cada um cava sua própria cova.
  • Evite passar a vida tentando provar quem é ou do que é capaz para quem desdenha de suas habilidades, sonhos e sentimentos.
  • Organize sua vida financeira e depois, pague as contas em dia, cobradores tocam como uma banda no cérebro!
  • Em relação à SPA, aprendi que muito tem a ver com criatividade estagnada ou ansiedade. Canalize seu pensamento criativo realizando atividades onde possa colocá-la para fora de maneira positiva (como qualquer tipo de arte), elaborando projetos, traçando planos para realizar sonhos...
  • E sobre isso, trace planos e  metas realizáveis. Importante!!! Planos e metas além do nosso alcance causam barulhos mentais ensurdecedores!!!. Se algo estiver causando frustração não desista, somente abaixe um degrau o nível de dificuldade. Assim, em vez de subir três degraus de uma só vez, suba um de cada. :)

A dica mãe desse post é: encontre a disciplina mental, seja paciente consigo mesmo, não desista de você jamais!!! Controlar os barulhos da mente requer foco e desenvolvimento de autocontrole, mas torna a vida mais leve e prazerosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog