A gagueira caracteriza-se pela dificuldade em expressar livremente as palavras, de forma que o fluxo da fala é prejudicado. Geralmente está ligada a alguma origem emocional, especialmente traumas.
A gagueira é caracterizada por insegurança e dificuldade para autoexpressão. Também é um sinal de que a pessoa não vê espaço para chorar, reprimindo o choro e a agressividade.
Em geral, sinaliza baixa estima e necessidade de aprovação. A pessoa dá muita importância à opinião alheia, sendo também muito autoexigente. Mesmo quando dá seu melhor, não se valoriza.
Há também, indício de repressão de sua autoexpressão, que acaba sendo alimentada pela dificuldade em se expressar, num processo que se retroalimenta, agravados pelo medo e tensão na hora de falar.
Outro aspecto emocional ligado à gagueira é a dificuldade em assumir um posicionamento, ou responsabilidade nos negócios e no relacionamento afetivo.
De acordo com o livro Metafísica da Saúde, "Para superar os problemas de gagueira é preciso sentir-se capaz de se manifestar para as pessoas, independentemente de como vai falar, quer gaguejando ou não. Agindo assim, a gagueira deixa de ser um obstáculo em sua comunicação, reduzindo-se à medida que vai se soltando e acreditando mais em si mesmo."
Novo padrão sugerido: eu me expresso com liberdade e segurança. Minhas palavras fluem com amor e facilidade.
Se preferir, acompanhe gratuitamente a meditação guiada clicando no botão azul:
Comentários
Postar um comentário