Pular para o conteúdo principal

Feng Shui: As plantas e os 5 elementos

 



As plantas são consideradas como elementos corretores da circulação de energia vital no ambiente. Além disso, ajudam a absorver o eletromagnetismo de aparelhos eletrônicos, que podem ser nocivos para o nosso próprio campo, ajudam a embelezar o ambiente e algumas ajudam a purificar o ar do ambiente.

Além desses atributos, cada planta, de acordo com a constituição e forma, está ligada também a um dos 5 elementos. Dentro da prática do Feng Shui, um dos principais objetivos é buscar o equilíbrio entre os 5 elementos e as energias yin e yang. Portanto, conhecer estes atributos ajuda a fazer com que se escolha plantas para ajudar a promover este equilíbrio.

Algumas plantas, como as trepadeiras e os cactos, são consideradas nocivas por algumas linhas do Feng Shui devido à sua constituição. Porém, outros estudos consideram essas plantas benéficas quando utilizadas adequadamente. Veja algumas características das plantas e os 5 elementos.

hortênsia

Água: essas plantas têm folhas onduladas, podem ter crescimento irregular e tendência de seus ramos caírem. Também é representado com flores azuis. Sua energia é primordialmente yin e a principal característica do elemento água é a flexibilidade, a capacidade de fluir com a vida. No baguá, este elemento está ligado à Área do trabalho. Algumas plantas que fazem parte dessa categoria: hera, hortênsia, camomila, gardênia, laranja, maçã, rosa e valeriana.


bambú

Madeira: crescem para cima, verticalmente, com uma única haste. Sua energia é yang e algumas estão associadas também ao elemento fogo devido à forma pontuda, como é o caso da espada-de-são-jorge. Estão ligadas à capacidade de ação, realização. Favorecem as áreas da prosperidade e da família. Alguns exemplares deste elemento são bambú, espada-de-são-jorge, eucalipto, lavanda, zamioculca, sândalo, lírio-da-paz.


rosa


Fogo: sua principal característica são o formato pontudo, os espinhos ou flores com as cores vermelhas, lilás ou laranja. Sua energia é yang e favorecem a área do sucesso. Sua principal característica é a energia. Algumas plantas desse grupo são os cactos, as roseiras, o jasmim, alecrim, girassol, louro e olíbano.


pimenteira

Terra: não ficam muito altas e sua principal característica são as folhas largas ou as flores amarelas. Sua energia é predominantemente yin  e confere firmeza, solidez. Suas principais áreas favorecidas são do relacionamento e da espiritualidade. Algumas plantas que fazem parte deste grupo: salgueiro, cipreste, pimenta e manjericão. 


tulipa branca


Metal: suas folhas são arredondas e pequenas, e sua energia é principalmente yin, porém bem próxima ao equilíbrio dos opostos yin e yang. Pode ser representado também pelas flores brancas. O metal favorece a área da criatividade e dos amigos, e sua principal característica é a maleabilidade e o equilíbrio. Algumas plantas que fazem parte deste grupo: suculentas, tulipa branca e absinto.


Gostou? Você pode saber mais através do nosso Curso Prático de Feng Shui 100% online, pensado para quem quer começar a colocar a energia vital do ambiente a seu favor:


Se desejar saber mais, clique em:


Estamos nas redes sociais:

Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: portaldespertaluz@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCK1COUHyjqjbp0bgiCB_KfQ/
Soundcloud: https://soundcloud.com/despertaluz
Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/6524170-desperta-luz

Imagens Canva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog