Pular para o conteúdo principal

12 Dicas para viver e envelhecer com qualidade


Todos querem viver com qualidade de vida, ou seja, com alegria, saúde física, mental, emocional e disposição. Mas, será que todos estão dispostos a realizar ações em direção a isso?

Aqui estão divas simples de implementar, retiradas da observação e entrevistas com o povoado de Ogimi, no Japão, um dos mais longevos do mundo. 

1. Cultive plantas e dedique-se à isso diariamente, faça deste momento algo especial, no qual está imerso nessa atividade. Pode ser também cultivo de hortas, ou mesmo plantações de ervas para chá ou ainda, frutas para consumo.

2. Participe de alguma associação ou comunidade com a qual sinta afinidade, que o faça se sentir parte, que desperte a sensação de pertencimento. Sinta que há pessoas com as quais pode contar genuinamente! O sentimento de solidão produz um envelhecimento amargo e sofrido.

3. Celebre as pequenas coisas sempre! Pode celebrar com cantando, dançando, ouvindo músicas, rindo!

4. Encontre algo que gosta muito de fazer e dedique-se à isso, mas sem um compromisso rígido. Este deve ser um momento de descontração e contato interior.

5. Conheça e alimente suas tradições e a cultura local.

6. Desenvolva verdadeira paixão por tudo o que faz, mesmo que o afazer não pareça muito importante. O sentimento de amor é o que deve ser alimentado!

7. Faça parte de uma rede que se ajude de verdade, sem interesse. Pode ser um trabalho voluntário, comunitário, ou mesmo ajudar quem está por perto.

8. Movimente-se, esteja sempre em atividade, desde que essas lhe proporcionem momentos agradáveis de relaxamento. A ideia não é se sobrecarregar, mas se manter ocupado com o que traz relaxamento psicológico e emocional.

10. Evite se preocupar, criar problemas além dos que já existem. Crie uma rotina no qual sente-se agradável aos outros e a si mesmo, com integridade.

11. Adapte sua rotina de forma que seja agradável e positiva. Encontre um exercício que gosta, realize melhorias na alimentação, ouça boas músicas, esteja com pessoas que goste. Abra espaço na agenda para o que lhe faz bem.

12. Viva sem pressa em com otimismo. A pressa não ajuda em nada e aumenta o coeficiente de stress. Faça uma coisa de cada vez, respeite seu tempo e seu limite.  


Imagem de Leandro De Carvalho por Pixabay

Fonte: Ikigai

Postagens mais visitadas deste blog