Os 7 dharmas de acordo com os chakras

Dharma são as ações positivas que viemos para realizar no plano material, os propósitos nos quais devemos nos fixar no aqui e agora. Durante o dia, transitamos por todos os dharmas de acordo com o momento. por exemplo, no momento da refeição, estamos exercendo o dharma natural; se agradecemos espiritualmente o alimento, exercemos o dharma espiritual; na realização do trabalho, exercemos o dharma ocupacional e se o trabalho estiver alinhado com sua vocação, exercemos também o dharma vocacional, e assim por diante.



1 - Chakra básico: Dharma Vocacional - O mais difícil de ser compreendido e praticado, este Dharma refere-se ao nosso dom enquanto trabalho, àquela atividade profissional que nascemos para fazer e ser contribuição para o Universo. A dificuldade acontece devido à cultura de que o importante não é fazer o que gosta ou nasceu para fazer, e sim, fazer algo para ganhar dinheiro. A questão é que, encontrando e praticando o dharma vocacional, o dinheiro tende a fluir com maior facilidade. Pode estar relacionado ao que gostava de fazer na infância, a algo que gosta de fazer hoje nas horas vagas, aos hobbies ou a algo que amava fazer mas reprimiu. Como está relacionado à base da nossa vida, portanto seria muito importante encontrar esse dharma e ter coragem para exercê-lo, ainda que demande tempo e planejamento para a mudança.


2 - Chakra Umbilical: Dharma Natural - cuidar do corpo físico. Comer, dormir e ter lazer em medida equilibrada. Evitar medicamentos se não forem necessários, evitar drogas, pensar na qualidade da alimentação e praticar exercícios físicos constantemente.

3 - Chakra do Plexo Solar: Dharma ocupacional - realizar a ocupação (ou ocupações) que abraçou com estado de presença, no aqui e agora, com totalidade, com amor e boa vontade, independente se são funções simples ou complexas. Isso inclui as atividades domésticas e as atividades de lazer que gosta de realizar.

4 - Chakra Cardíaco: Dharma pessoal -  o papel pessoal nos relacionamentos. Neste dharma o foco não é o outro, e sim, como "eu" estou tratando o relacionamento em relação ao outro, independente do tipo de relação (profissional, familiar, de amizade, comunitária), e independente do outro, buscar fazer o melhor.

5 - Chakra Laríngeo: Dharma comunitária - o papel diante da sociedade. O que pode fazer por sua comunidade para tornar as relações sociais mais harmoniosas e equilibradas.

6 - Chakra Terceiro Olho: Dharma universal - refletir sobre o papel pessoal em relação ao planeta, ampliar a consciência e buscar ações que privilegiem  humanidade, o equilíbrio e preservação do meio ambiente e de todas as espécies. Essas ações não precisam ser grandes, manter bons hábitos no cotidiano, que contemplem  é o suficiente.

7 - Chakra da Coroa: Dharma espiritual - começa com uma pesquisa interior como "quem sou eu", "de onde vim", "para onde vou". Trata-se de encontrar as respostas com a qual sinta identificação com a existência de uma consciência maior, independente de qual religião ou filosofia contemplem sua necessidade.

Imagem Pixabay

Postagens mais visitadas