Pular para o conteúdo principal

Os 7 dharmas de acordo com os chakras [Atualizado em 2023]

Dharma são as ações positivas que viemos para realizar no plano material, os propósitos nos quais devemos nos fixar no aqui e agora. Durante o dia, transitamos por todos os dharmas de acordo com o momento. por exemplo, no momento da refeição, estamos exercendo o dharma natural; se agradecemos espiritualmente o alimento, exercemos o dharma espiritual; na realização do trabalho, exercemos o dharma ocupacional e se o trabalho estiver alinhado com sua vocação, exercemos também o dharma vocacional, e assim por diante.





1 - Chakra básico: Dharma Vocacional - O mais difícil de ser compreendido e praticado, este Dharma refere-se ao nosso dom enquanto trabalho, àquela atividade profissional que nascemos para fazer e ser contribuição para o Universo. A dificuldade acontece devido à cultura de que o importante não é fazer o que gosta ou nasceu para fazer, e sim, fazer algo para ganhar dinheiro. A questão é que, encontrando e praticando o dharma vocacional, o dinheiro tende a fluir com maior facilidade. Pode estar relacionado ao que gostava de fazer na infância, a algo que gosta de fazer hoje nas horas vagas, aos hobbies ou a algo que amava fazer mas reprimiu. Como está relacionado à base da nossa vida, portanto seria muito importante encontrar esse dharma e ter coragem para exercê-lo, ainda que demande tempo e planejamento para a mudança.

2 - Chakra Umbilical: Dharma Natural - cuidar do corpo físico. Comer, dormir e ter lazer em medida equilibrada. Evitar medicamentos se não forem necessários, evitar drogas, pensar na qualidade da alimentação e praticar exercícios físicos constantemente.

3 - Chakra do Plexo Solar: Dharma ocupacional - realizar a ocupação (ou ocupações) que abraçou com estado de presença, no aqui e agora, com totalidade, com amor e boa vontade, independente se são funções simples ou complexas. Isso inclui as atividades domésticas e as atividades de lazer que gosta de realizar.

4 - Chakra Cardíaco: Dharma pessoal -  o papel pessoal nos relacionamentos. Neste dharma o foco não é o outro, e sim, como "eu" estou tratando o relacionamento em relação ao outro, independente do tipo de relação (profissional, familiar, de amizade, comunitária), e independente do outro, buscar fazer o melhor.

5 - Chakra Laríngeo: Dharma comunitária - o papel diante da sociedade. O que pode fazer por sua comunidade para tornar as relações sociais mais harmoniosas e equilibradas.

6 - Chakra Terceiro Olho: Dharma universal - refletir sobre o papel pessoal em relação ao planeta, ampliar a consciência e buscar ações que privilegiem  humanidade, o equilíbrio e preservação do meio ambiente e de todas as espécies. Essas ações não precisam ser grandes, manter bons hábitos no cotidiano, que contemplem  é o suficiente.

7 - Chakra da Coroa: Dharma espiritual - começa com uma pesquisa interior como "quem sou eu", "de onde vim", "para onde vou". Trata-se de encontrar as respostas com a qual sinta identificação com a existência de uma consciência maior, independente de qual religião ou filosofia contemplem sua necessidade.

Aqui estão algumas dicas para viver de acordo com os 7 dharmas:

Chakra Básico: Cultive a sensação de segurança e estabilidade em sua vida. Isso pode ser feito através de práticas como meditação, yoga e exercícios físicos.

Chakra Umbilical: Permita-se sentir prazer e criatividade. Expresse-se de forma saudável e envolvente.

Chakra do Plexo Solar: Desenvolva o poder e a determinação para alcançar seus objetivos. Seja assertivo e confiante.

Chakra Cardíaco: Abra seu coração para o amor e a compaixão. Seja gentil e compassivo com si mesmo e com os outros.

Chakra Laríngeo: Comunique-se de forma clara e honesta. Expresse-se de forma autêntica.

Chakra do Terceiro Olho: Desenvolva sua intuição e sabedoria. Busque a verdade e a compreensão.

Chakra da Coroa: Conecte-se com a sua essência divina. Viva a vida com consciência e unidade.

É importante lembrar que os dharmas são princípios gerais. Cada indivíduo deve encontrar maneiras de viver de acordo com eles que sejam significativas para si mesmo.


Gostou? Então convidamos a conhecer nosso Curso Básico de Chakraterapia, assista ao vídeo de apresentação do curso:




E conheça o conteúdo e os recursos clicando em:



Imagem Pixabay

Postagens mais visitadas deste blog