Pular para o conteúdo principal

As quatro nobres verdades de Dukkha

As Quatro Verdades Arias ou Nobres fazem parte dos ensinamentos básicos de Buda. Essas verdades  são expressas da seguinte maneira:



1. Toda existência tem dukkha. A palavra dukkha tem sido traduzida como sofrimento, angústia, dor ou insatisfação. A percepção de Buda era a de que nossas vidas são uma luta e não encontramos felicidade ou satisfação suprema em qualquer coisa que experimentamos. Esse é o problema central da existência.

2. A causa de dukkha é o desejo e o apego. A tendência humana natural é culpar as dificuldades pessoais por fatores externos a nós mesmos. Mas Buda diz que a raiz dos problemas deve ser encontrada na própria mente. Em particular, nossa tendência a entender as coisas ou, alternativamente, afastá-las, coloca-nos fundamentalmente em desacordo com a maneira como a vida realmente é.

3. Quando o processo de desejo e apego acaba, acaba também o dukkha. Como somos a causa última de nossas dificuldades, também somos a solução. Não podemos mudar as coisas que nos acontecem, mas podemos mudar nossas respostas.

4. Existe um caminho que leva para longe de dukkha.  Embora o Buda devolva a responsabilidade ao indivíduo, ele também ensinou métodos pelos quais podemos mudar nossas percepções e portanto, a nós mesmos, interrompendo o ciclo do desejo e passando a viver por apreciação.


Image by Dean Moriarty from Pixabay

Postagens mais visitadas deste blog