Pular para o conteúdo principal

Como estimular a criatividade com simplicidade

Uma chave para a inovação é a criatividade - e as organizações gastam muito tempo analisando como promovê-la e incentivá-la dentro e fora do escritório.


Cinquenta e oito por cento dos entrevistados de um estudo da Adobe e Forrester disseram que as empresas que fomentam a criatividade tiveram um crescimento de 10% na receita anual em 2013. Apenas 20% das empresas menos criativas tiveram desempenho semelhante.

E enquanto você pode gastar muito dinheiro em seminários e treinamentos para estimular a criatividade, um importante motivador está em simplesmente ser mais observador do mundo ao seu redor, diz Bryan Mattimore, co-fundador da The Growth Engine Co., uma agência de inovação e autor de 21 Dias para uma grande ideia: crie conceitos inovadores de negócios .

Mattimore sustenta que observando a história dos inventores e os métodos que usaram para apresentar ideias, “95% das vezes eles tinham um desafio em mente, e eles viam algo no mundo externo que acionou a criatividade". A relação da observação consciente com a criatividade também é documentada em um estudo publicado no Boletim de Personalidade e Psicologia Social . Os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham fortes habilidades de observação e percebem o ambiente são mais criativas do que as que não o fizeram.

É uma mensagem que Shayna Kulik, fundadora do provedor de design de padrões e previsão de tendências Pattern Pulp Studi , está tentando espalhar. Há mais de um ano, ela disse que estava constantemente conversando com amigos e colegas da comunidade criativa sobre como as pessoas podem se distanciar da tecnologia para apreciar melhor o ambiente, explorar e criar. Quando ela pratica a observação consciente, encontra soluções para seus desafios de trabalho criativo - perceber gotículas na cortina do chuveiro pode levar a um novo desenho de padrão, por exemplo. Ela também tem espaço para pensar.

"Se você escapar da sua rotina diária - que para a maioria de nós é estar nas redes sociais, ou no seu laptop e telefone - com um lápis, caneta ou qualquer outra ferramenta que preferir e começar a olhar ao redor", diz Kulik, "algo que você está tentando resolver em uma parte da sua vida pode ser resolvido usando seu cérebro criativo." Em seu novo livro, Pattern Studio: Uma pasta de trabalho criativa, para esboçar repetições únicas, basta observar uma vitrine do trabalho de 50 designers de padrão profissional, utilizando essa observação para ser "um guia para ver padrões em nosso entorno e usá-los como inspiração para criar o seu próprio", diz ela.

Para estimular a criatividade com simplicidade, algumas dicas podem ajudar:

1. Pratique a observação consciente
Você não precisa ser um artista para obter os benefícios de observar os padrões e itens ao seu redor. Tatsuya Nakagawa, co-fundador e vice-presidente de marketing e estratégia da empresa de revestimentos sustentáveis Castagra Products, Inc., diz que estar consciente do seu entorno o ajuda a encontrar soluções inovadoras em nome dos clientes. Ao desenvolver uma nova aplicação de cobertura para um produto adesivo, a empresa estimula a observação rigorosa da equipe sobre os desafios da cobertura - como os telhados estragam, a dificuldade de encontrar adesivos aderidos ao substrato  - combinados com o pensamento de usar um produto específico. A nova aplicação prolonga a vida de um telhado e economiza normalmente dois terços do custo de um novo telhado.

Esse é o tipo de observação que leva a avanços, mas também é algo a ser praticado regularmente se quiser ser bom nisso, diz Nakagawa. "Com cada cliente, cada indústria em que entramos, você não pode entrar com as mesmas suposições porque há sutilezas sobre a situação de cada pessoa e o que é importante para elas", diz ele.

2. Comece devagar
Se você quer melhorar sua observação consciente diária, comece devagar, recomenda Mattimore. Tentar observar tudo vai sobrecarregá-lo. Portanto:

3. Limite-se
Se você começar a ser observador de tudo ao seu redor, logo se encontrará sobrecarregado, o que poderia diminuir o benefício. Então, tome alguns minutos várias vezes por dia para realmente perceber o seu entorno. Concentre-se nas áreas em que você deseja fazer melhorias.

4. Procure novos estímulos
Mude sua rota para o trabalho. Comece a ler publicações comerciais de outras indústrias, empresas e ramos. Saia do seu tempo, da sua faixa etária para se expor e explorar novos conceitos e ambientes.

5. Mantenha um diário de ideias
Anote, em palavras ou desenho, os detalhes que você observa. Quando você começar a fazer conexões entre suas observações ou tiver insights sobre soluções de problemas ou novas ideias, anote-as também.

6. Questione sempre
“O que mais?” Veja tecnologias, aplicativos e ferramentas e pergunte de que outra forma eles podem ser adaptados. À medida que você começa a perceber mais do que há em seu ambiente, pense nos trabalhos que essas coisas fazem e em como elas podem ser adaptadas. Isso pode levar a insights sobre como aplicar recursos de maneira mais eficiente ou como aplicar esses recursos de novas maneiras.



Para ampliar a capacidade de percepção, foco e criatividade, conheça nosso curso de Mindfulness Master. Basta clicar --> AQUI


Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Postagens mais visitadas deste blog