Pular para o conteúdo principal

Dicas para usar aromas em casa


A Aromaterapia pode ser utilizada para harmonizar os ambientes de casa. São utilizados óleos essenciais a partir da extração de flores, frutos, sementes, cascas e raízes, sendo portanto aromas naturais.

Os aromas podem ser aspirados ou passados sobre o corpo com o objetivo de restaurar energias e devolver o equilíbrio.

Para escolher o aroma adequado é preciso sobretudo respeitar o gosto pessoal, pois não há como relaxar sentindo um aroma que pessoalmente nos soa desagradável, mesmo que suas propriedades terapêuticas sejam louváveis.
Algumas técnicas e dicas podem ajudar no uso prático da Aromaterapia em casa:
- A lavanda é um dos aromas mais populares para propiciar relaxamento além de ser considerado um aroma neutro, sem contra-indicação.
- Pense no resultado que deseja para cada cômodo da casa antes de realizar sua escolha. Há aromas que podem estimular a concentração na área de trabalho e estudo, e aromas que podem levar ao relaxamento. Há ainda aromas que proporcionam alegria ou limpeza energética. Portanto, leve o local e a finalidade em conta para escolher um aroma terapêutico.
A tabela abaixo pode ajudar:

Laranja, Cravo e Canela:  tem função bactericida, fungicida e anti-mofo.  Também são ótimos para serem usados na cozinha por ajudarem a purificar o ambiente e neutralizar outros cheiros, proporcionando sensação de limpeza.
Cedro com lavanda: bactericida e fungicida.
Óleos cítricos e herbais: usados pela manhã ajudam a despertar.
Alecrim e hortelã:  ajudam a manter a concentração no trabalho e estudo.
Limão, tangerina, gerânio, verbena, rosas brancas:  trazem a sensação de relaxamento, são ótimos para dormir e harmonizar relações.

Receita 1:  o modo mais fácil de utilizar Aromaterapia em casa é pegar uma panela pequena com cerca de um copo grande de água e ferver com elementos naturais.  Boas opções de escolha são cascas de laranja, cascas de limão, cascas de maçã, cravo, canela, anis. Pode-se ainda combinar alguns desses elementos.
Receita 2:  coloque meio copo de água em um borrifador, acrescente três gotas do óleo essencial escolhido e borrife no ambiente.
Receita 3: para dissipar energias negativas, coloque no borrifador meio copo de água morna, 1 colher de chá de sal marinho fino, seis gotas de óleo essencial (recomendável de Angélica, Canela ou Alecrim). Tampe e agite bem até perceber que o sal está dissolvido.  Borrife todos os dias nos ambientes.
- Para purificar os armários prepare bolas de algodão com algumas gotas de óleo essencial de cravo, lavanda ou cedro e coloque em armários, sem encostar em objetos e roupas.
- Para afastar formigas de armários com alimentos espalhe nas prateleiras pratinhos ou saquinhos de filó com folhas de louro, canela em pau ou cravos. Troque mensalmente.

Gostou? Convidamos você a saber mais conhecendo nosso Curso Básico de Aromaterapia, acessando o vídeo abaixo:






Postagens mais visitadas deste blog