2 - Chakra umbilical ou sexual – Svadhisthana



Também conhecido como esplênico, sacro ou no baço, é responsável pela energia geral do organismo. Está acerca de dois dedos abaixo do umbigo. Através desse chakra entram as energias cósmicas mais sutis que são também distribuídas pelo corpo. Quando estimulado proporciona uma grande captação energética. É dele que vem o fogo que a imaginação usa para realizar o que queremos e a urgência pelo que nos dá prazer.

Se os dois primeiros chakras não estiverem abertos e funcionando corretamente, os outros também não funcionarão.



Símbolo
Lótus de 6 pétalas
Cor
Laranja
Planeta
Mercúrio
Nota musical
Pedra preciosa
Citrino, âmbar e Pedra-da-lua
Mantra
Vam
Palavra-chave
Cotidiano
Sentido
Paladar
Glândulas
Sexuais: ovários, próstata, testículos
Hormônios
Estrógeno, testosterona
Sentimentos e princípios
Autoestima, apuro estético (artes), busca criativa, sexualidade, relacionamentos, amor à vida. Poder pessoal e poder no mundo.
Faixa de ação
Do sistema urogenital até abaixo da boca do estômago; rins; pernas.
Características/partes do corpo
Está relacionado às necessidades básicas, associados à sexualidade e autoestima, abriga a nossa criança interior. As imagens da nossa existência em vidas passadas e traumas ficam guardadas nesse chakra. A capacidade de dissipar antigas emoções é também desenvolvida por meio dele. As principais energias fecundantes e acolhedoras que permeiam toda natureza parte de um processo de criação contínua que se expressa em nós mesmos por intermédio da forma de sentimentos e ações criativas.
Se expressa no plano físico pela ação desintoxicante e eliminadora dos rins e da bexiga. No nível psíquico é vivenciado através do desprendimento e do livre fluxo dos sentimentos através dos quais estamos prontos a experimentar a vida original e sempre nova. 
Bloqueios podem causar dificuldade de autoaceitação, contato físico, impulsividade sentimental, excesso de racionalismo, isolamento, frigidez.
Tratamento
Aumenta a criatividade e ajuda a combater a depressão. Auxilia a reequilibrar os fluidos corporais (bílis, laringe, saliva) e seus órgão (rins, bexiga, glândulas salivares). Traz vitalidade, alegria de viver, autoestima, refinamento dos sentimentos, relacionamentos, desejo.