Pular para o conteúdo principal

Doenças Emocionais de A a Z - Dor



A dor é caracterizada por sensação desagradável, que varia de acordo com a intensidade, localização, sendo produzida pela estimulação das terminações nervosas.
Sob a perspectiva emocional, sinaliza sentimento de solidão e desamparo. A dor aguda pode indicar culpa e autopunição inconscientes por sentir que não consegue resolver seus problemas existenciais. Já a dor contínua, expressa desejo de ser amado, abraçado. Quadros de dor generalizada expressam dificuldade ou bloqueio em mostrar os sentimentos e direcionar a vida, angústia, agressividade reprimida, abuso na infância, dificuldade para lidar com perdas e com estados depressivos.

Bastante comuns são a dor de cabeça e a dor nas costas. A dor de cabeça reflete autonegação, autocrítica, medo, invalidação de si mesmo. Indica que a pessoa está se impondo mais responsabilidades do que é capaz de suportar.

A dor nas costas está ligada à região onde se manifesta:
- Cervical: sensação de não ser amado, medo de não conseguir conservar o amor. Também indica falta de apoio emocional para suportar a sobrecarga das responsabilidades.
- Torácica: essa região simboliza o eu, o privado e o pessoal. Mostram uma armadura para se proteger da rejeição e medo frente ao perigo das mudanças. Pode também refletir culpa, autopunição ou autocomiseração, sentir-se preso em relação ao passado.
- Sacro-lombar: culpa ou rejeição da maturidade. Pode mostrar medo de faltar dinheiro ou faltar apoio financeiro.
- Dor ciática: Medo do futuro e da falta de dinheiro.

Podemos ainda citar a dor nas mamas: pode indicar raiva mal digerida, ligada à sensibilidade ao toque; desejo de maternidade e realização feminina, se for a mama esquerda; desejo de realização com o parceiro, se for a mama direita. Simboliza ainda falta de alegria de viver e nutrição emocional.

Finalmente, citamos a dor nos rins, que indica problemas entre os parceiros.

Novo padrão sugerido: eu me amo e me aprovo. Eu confio no processo da vida e me sinto seguro, soltando a culpa, a raiva, a mágoa. Eu sinto o amor do Todo e confio na minha capacidade de amar. tudo o que preciso vem a mim com facilidade.

Se preferir, acompanhe a meditação guiada, clicando no botão azul:




Livros consultados:
- Você pode mudar sua vida
- Coleção Metafísica da Saúde
- Linguagem do corpo

Texto, áudio e produção: Portal Desperta Luz
Music from https://filmmusic.io
"River Flute" by Kevin MacLeod (https://incompetech.com)
License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)

Estamos nas redes sociais:
Blog: www.despertaluz.com.br
Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: portaldespertaluz@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/despertaluz

Imagem Canva

Postagens mais visitadas deste blog