Pular para o conteúdo principal

Dicas naturais para relaxar a musculatura


Especialmente nos dias de frio, a musculatura tende a ficar tensionada como uma resposta instintiva. Além de, com essa atitude fisiológica, a musculatura ficar mais rígida e dolorida, há uma diminuição da circulação sanguínea, pois os vasos ficam comprimidos, diminuindo a produção natural de calor e aumentando a sensação de frio. A musculatura naturalmente relaxada também ajuda a evitar lesões, como bursites e tendinites.

Para ajudar a manter a musculatura relaxada, automassagem, chás e óleos essenciais podem ajudar muito sem prejudicar o organismo. Siga essas dicas:

Óleos essenciais

Os mais indicados são:

  • Hortelã-pimenta: analgésico, relaxante muscular natural, antiinflamatório, antiespasmódico, ajuda a acalmar espasmos e cãibras.
  • Menta: analgésico, antiinflamatório, ajuda a facilitar a circulação local.
  • Valeriana: calmante e antiinflamatório, favorece o processo de oxigenação.
  • Camomila: calmante, antiinflamatório e antiespasmódico, este óleo e o de valeriana são especialmente úteis quando a tensão muscular é proveniente do stress.
  • Arnica: nesta planta há um composto químico chamado timol, com potente ação antiinflamatória, aumenta a produção de calor no local da massagem, reduzindo a tensão.
  • Pimenta-caiena: tem uma substância chamada capsaicina, de onde vem sua propriedade analgésica e antiinflamatória.
  • Alecrim: seu efeito como relaxante muscular é especialmente útil para inflamações nas articulações.  
Como utilizar:

1. Dilua umas duas gotinhas do óleo essencial escolhido em uma colher de chá rasa de óleo carreador* (amêndoas ou semente de uva, por exemplo) e aplique em uma massagem no local dolorido e tenso por cerca de 5 minutos. Pode-se repetir duas vezes ao dia.

2. Pingue umas 5 gotas em uma panela como 500 ml de água quente, molhe um pano na mistura, esprema e aplique a compressa na região dolorida, repetindo o processo quando o pano perde seu calor, até a água da panela ficar morna.

Chás naturais:

Os chás também são ótimos aliados naturais. Além de aquecer interiormente, ajudando a descontrair a musculatura, algumas ervas tem seu efeito calmante, portanto ajudam nos casos em que a rigidez muscular é proveniente da tensão.

As ervas mais indicadas como relaxante muscular são: camomila, valeria, alecrim, passiflora, flor de maracujá e louro. Todas essas ervas ajudam também o sistema digestivo.

O indicado é consumir até duas xícaras de chá por dia, bem quentinho. Para quem tem dificuldades para dormir, outra causa de rigidez muscular, recomenda-se tomar a segunda xícara uma hora antes de se deitar. 

Automassagem:


De acordo com a acupressão, técnica que consiste em pressionar meridianos do corpo com reflexo em outras regiões e órgãos, pressionar os pontos acima podem promover o relaxamento muscular. Pressione o(s) ponto(s) que preferir com a polpa do polegar da mão oposta, de forma firme e contínua, porém sem causar dor, por cerca de 2 a 3 minutos. Repita sempre em ambas as mãos para o equilíbrio energético.

* os óleos essenciais são puros, concentrados e podem causar alergias e irritações locais, por esse motivo, recomenda-se a diluição em um óleo carreador (neutro) para aplicações locais. 

Gostou? Convidamos você a saber mais conhecendo nosso Curso Básico de Aromaterapia, acessando o vídeo abaixo:







Curso Prático de Do-in (acupressão) clicando --> AQUI.

Fontes: American Journal of Public Health e BMC Geriatrics.

Estamos nas redes sociais:
Blog: www.despertaluz.com.br
Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: portaldespertaluz@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/despertaluz
Soundcloud:
https://soundcloud.com/despertaluz

Imagens: Pixabay

Postagens mais visitadas deste blog