Doenças emocionais de A a Z - Contração Muscular ou Contusão

A contração muscular é um espasmo ou encurtamento das fibras musculares que mostra agitação, ansiedade e tensão. Contusão é um traumatismo no qual o ligamento não é lesado. A musculatura é uma espécie de armadura, que mostra o quanto somos capazes de lidar com as situações (com calma ou tensão) e com as frustrações.



Vários eventos podem ocasionar dores na musculatura, de atividade física excessiva até ocorrências mais graves, como lesões, infecções, etc.



Sob o ponto de vista emocional, geralmente refere-se a um processo de auto-agressão
provocado pelo arrependimento daquilo que a pessoa fez, sem ter obtido bons
resultados ou, ainda, daquilo que não pôde realizar, como se os gestos tivessem sido em vão.  Mesmo sendo difícil reconhecer, inconscientemente conspiramos para os insucessos, seja por não ter nos dedicado o suficiente ou por ter permitido mecanismos de autossabotagem, e talvez por esse motivo nos frustram tanto
.
Já aqueles que se tolheram e não fizeram tudo o que podiam ficam amargurados por terem
perdido a chance. Eles experimentam o pior dos fracassos, que é o arrependimento por
não terem feito algo quando houve oportunidade. Passam a remoer essa frustração e
não se perdoam por terem reprimido as vontades e perdido a oportunidade de serem
felizes quando tinham chance. Se agridem tensionando e machucando a musculatura, atacando a si mesmo.

Para melhorar o estado de contrações e contusões, é preciso trazer a perspectiva para o fato de que fizeram o que tinham de melhor em determinada ocasião, e as decisões tomadas foram de acordo com o que sabiam. Portanto, não devem julgar as atitudes passadas com base nas condições presentes, no qual se tem um entendimento maior e uma visão global dos processos.

A lesão muscular indica que não se deve deixar consumir pelo arrependimento, pois ele mina o
vigor necessário para conquistar aquilo que se deseja. Autoperdão é fundamental e mesmo, inteligência emocional, pois com esse entendimento na maioria dos casos é possível mudar as perspectivas e até mesmo, recuperar chances perdidas.

Novo padrão sugerido: eu me perdoo por ter falhado. Eu amo meu corpo e sei que fiz o melhor. Hoje, tenho conhecimento para tomar as melhores atitudes. Eu me liberto dessa armadura e relaxo para ser feliz.