Pular para o conteúdo principal

Estimulando a motivação

A motivação tem a capacidade de fazer com que os projetos e planos vão adiante. Quando a pessoa consegue identificar o que move os próprios mecanismos de motivação, pode usar este recurso como inspiração sempre que a energia der uma baixa.



Música: a música fala ao nosso inconsciente e é uma linguagem natural que tem sido passada desde o começo dos tempos. Era uma maneira dos nossos ancestrais lembrarem fatos e pessoas, e também uma maneira de criar certas emoções e sistemas de crenças. Hoje a música pode ter a mesma função. Pergunte a si mesmo se há uma música que te deixa feliz ou muda sua energia e use-as conforme a necessidade.



Filmes, vídeos e documentários: quais vídeos alimentam sua alma, fazem você rir ou sentir-se inspirado? Há momentos em que podemos usar o YouTube para busca de vídeos motivacionais, documentários sobre pessoas que criaram sucesso ou até mesmo filmes que nos inspiram a nos ajudar a nos realinhar com nossas motivações mais profundas. Encontre alguns destes com que se identifique e salve em uma playlist para tê-los à mão quando precisar deles.

Livros, audiolivros ou revistas: há livros, audiolivros ou revistas que podem te dar um impulso? Por exemplo, passamos por fases em que estamos procurando inspiração ou precisamos aprender sobre informações específicas que nos ajudarão a crescer, assim usamos nosso tempo como uma oportunidade de ouvir livros de áudio que podem nos inspirar. Outras vezes usamos o tempo para ter um espaço tranquilo, explorar a nossa voz interior ou realizar um brainstorm. Para você, pode ser que sentar-se com um bom livro seja como um botão de reset. Encontre o que funciona para você e aplique quando precisar!

Locais: pode haver determinados lugares, como um parque, uma praia ou um evento social, que podem ajudá-lo a se sentir aterrado, centrado ou inspirado. Encontrar o seu lugar pode ser um espaço para reflexão, paz e inspiração. Encontre alguns desses lugares e certifique-se de que gasta pelo menos duas vezes por semana para estar lá, mesmo que seja apenas por 15 minutos.

Exercício: está provado que a atividade física, mesmo que seja um treino curto, pode estimular o cérebro e ativar certas áreas que criam motivação. Desenvolva uma rotina de exercícios, mesmo que seja algo realmente simples e só fará algumas vezes por semana. Certifique-se de que é algo que você gosta! Além disso, você pode combinar seu exercício indo para uma caminhada ou uma corrida em algum lugar que você gosta!

Repense seu relógio interno: nossos corpos trabalham em fusos horários diferentes e entender o que funciona para você é importante. Em nossa sociedade, somos ensinados que devemos ter um cronograma fixo, com horários pré-determinados socialmente, mas isso não funciona para todos. Mesmo que você tenha que trabalhar em "horário comercial normal", procure se concentrar em suas metas quando for o horário mais produtivo para você. Está mais alerta, inspirado e claro pela manhã? À noite? No meio do dia? Para ter sucesso, deve saber qual cronograma funciona para você e encontrar maneiras de honrá-lo, ao invés de lutar contra isso.

MOTIVADORES-CHAVE

Uma pesquisa mostrou que existem alguns fatores motivacionais-chave que inspiram pessoas de sucesso. Ao se inscrever para um treinamento com Coach, isso significa que você está motivado de uma forma ou de outra, por alguns desses fatores, o que é uma ótima notícia. Analise se qualquer um desses motivadores chave ressoa com você:

O Eu: algumas pessoas são motivadas por declarações e afirmações que se concentram em seus interesses pessoais, identidade e sistema de crenças de quem são ou como serão percebidos pelos outros. Alguns podem chamar isso de "ego", mas não há nada de errado em reconhecer de onde vêm suas motivações vêm. Por exemplo, quando perguntados por quê são empreendedores, alguns podem dizer: “Quero expressar minha criatividade pessoal” ou “quero ser visto pelos outros como um especialista no campo”. Não há nada de errado, se houver uma grande razão atrás destes objetivos.

Aquisição de Conhecimento: Algumas pessoas são motivadas pela exploração da verdade e do conhecimento. Esta também pode ser a emoção de aprender uma nova habilidade, descobrir um novo insight ou ganhar mais compreensão. Crenças ou afirmações que impulsionam o desejo de crescimento através da aquisição do conhecimento é extremamente valioso para quem trabalha em direção a um objetivo. Um exemplo de uma crença ou afirmação pode ser: “o conhecimento me ajuda a ser criativo e a continuar a crescer” ou “é divertido aprender e aplicar coisas novas”.

O trabalho real: algumas pessoas estão empolgadas com a verdadeira aventura de realizar seus objetivos. A motivação pode vir da emoção do desafio, das descobertas no processo, a emoção dos riscos e incertezas, as surpresas ou a satisfação do resultado de um projeto. Uma afirmação por trás de alguém com essa motivação pode ser: “A vida é um jogo e eu ganho aprendendo a juntar todas as peças para que funcione”.

Progresso: a maioria das pessoas é movida pelo sentimento de movimento para a frente e pela sensação de que está indo na direção certa. É importante reconhecer que o progresso consiste em curto prazo, avanços que servem como degraus, que criam um movimento e resultado a longo prazo. A crença motivadora pode ser: “Estou desbastando e criando a base que me levará à minha vida ideal”.

Contribuição: Os humanos, em geral, são motivados a contribuir para os outros, mas a contribuição é a força motriz para alguns mais do que para outros. Se você é movido por um desejo de contribuir, você pode se perceber pensando: “pelo que faço, eu melhoro a vida dos outros”.
Sonhos do Futuro: Algumas pessoas permanecem motivadas, concentrando-se no impacto a longo prazo do que estão criando - uma visão de como isso afetará sua realidade. As crenças podem ser "Meu trabalho cria um legado para minha família” ou “ao fazer isso eu vou criar a abundância e o estilo de vida que eu desejo".

Assimilando a figuras-chave: Muitas pessoas são motivadas por modelos. Isso pode ser uma figura pública com histórias inspiradoras, como Oprah ou Nelson Mandela, ou pode ser alguém como um pai cujo ações inspiram você. As afirmações podem ser algo como "estou criando uma fundação semelhante à ... e eles criaram sucesso desta maneira” ou “Se essa pessoa pode fazer isso, eu posso fazer isso”.

Exclusividade: algumas pessoas são motivadas sabendo que o que elas oferecem é único. A crença pode ser: "Eu quero criar algo que ninguém tenha feito antes" ou "Eu quero oferecer o meu único e autêntico eu para o mundo”.

Postagens mais visitadas deste blog