Doenças emocionais de A a Z - Colapso nervoso


O colapso nervoso caracteriza-se por uma reação exacerbada do corpo em relação a uma situação tão estressante que a pessoa não consegue controlar. Essas situações geralmente culminam de um período de extrema ansiedade ou depressão, podendo ou não desencadear uma crise de pânico.


Sob a perspectiva emocional, o colapso é desencadeado pelo ego, quando há um entupimento dos canais de comunicação. É como se a pessoa virasse uma espécie de bomba explosiva por dentro, por acumular funções, trancar seus pensamentos ou sentimentos por não se sentir ouvido e apoiado, sente extrema insegura e falta de amor.

O ego, por não conseguir mais controlar as emoções negativas guardadas, explode "por dentro", com resposta mental, emocional e fisiológica.

Para reverter este quadro, é preciso que a pessoa equilibre sua capacidade de se expressar, comunicar o que precisa e merece, de forma amorosa, além de aprender a se colocar limites, uma vez que, se está havendo qualquer tipo de abuso, é porque a pessoa está permitindo.

Novo padrão sugerido por Louise Ray: "Eu abro meu coração e crio somente comunicações amorosas. Estou seguro, e estou bem".