Pular para o conteúdo principal

Sistema de recompensa - Prós e contras

Cada pessoa traz em sua história um sistema de crenças e visão de mundo que conduz suas ações. Ainda que esteja vivendo uma realidade insatisfatória, dentro desse sistema de crenças, há algum tipo de benefício.




Quem está procurando ajuda talvez vivendo a dor da insatisfação, ou esteja buscando outros caminhos antes que a dor se instale, é preciso saber como romper com o sistema de crenças que mostra à pessoa os benefícios de se manter como está. Há um laço de hábitos que são desencadeados por um padrão de pistas muito bem estabelecidos pela história de vida da pessoa até ali e que precisa ser rompido.

Um meio simples de realizar esta ruptura para a construção de um novo caminho é o sistema de recompensa, um mecanismo existente em nosso cérebro que libera endorfinas. Estudos mostram que uma mesma atividade, quando um grupo exerce com a expectativa de uma pequena recompensa após o final e outro grupo, não, o primeiro grupo tende a manter o hábito com adesão de significativo maior número de participantes. Porém, se o sistema de recompensa estiver calcado em padrões distorcidos, torna-se um inimigo muito bem camuflado no sistema de crenças dificultando bastante o processo de empoderamento.

Impactos negativos

Biologicamente, algumas pessoas acabam viciadas em um modelo de vida dramático, com relacionamentos conturbados em esfera familiar, profissional ou amorosa, porque este padrão libera adrenalina, que é um hormônio viciante. A pessoa pensa gostar de viver em drama, e não consegue compreender que é um vício. Se depois de um episódio dramático a pessoa se recompensa com algo para aliviar dor, liberando serotonina e endorfina - fazer uma compra, comer algo que gosta, se maquiar, receber carinho - acaba reforçando o vício e o padrão e posteriormente, despertando a culpa.
É preciso utilizar o sistema de recompensa de forma a despertar a adrenalina de uma maneira mais feliz.

Sob a perspectiva psicológica, a segurança e a previsibilidade da certeza nos resultados de uma vida já conhecida faz com que a pessoa permaneça no mesmo modelo, pois no íntimo todos buscamos segurança, além de servir como um sistema de recompensa, pois a pessoa sabe que se tiver as mesmas atitudes terá quase com certeza o mesmo resultado, criando uma zona de conforto de recompensa, mesmo que esteja sendo prejudicada por um sistema que gera infelicidade e insatisfação.

Já sob a perspectiva holística, manter-se em uma mesma configuração por algum tempo realiza mudanças na assinatura energética natural, moldando os padrões energéticos e distorcendo a singularidade de cada um.  Como se sabe restaurar o padrão energético requer trabalho em conjunto com mudança de pensamentos e sentimentos, com adequações no sistema de crenças para a subjetividade de cada um.

A mudança cria incertezas e mexe com todo os sistema de padrões biológicos, psicológicos e energéticos estabelecidos até ali. O primeiro passo é perceber que as mudanças não precisam - nem devem - ser radicais ou dolorosas. Holisticamente a graciosidade é um dos melhores atributos a favor da mudança. Sempre que há força ou ansiedade em qualquer processo, ou há um bloqueio, ou uma distorção.

Impactos positivos

Algumas dicas podem ajudar a utilizar o sistema de recompensa positivamente:

1. O sistema de recompensa pode funcionar em forma de expectativa, antecipando a ação, ou seja, a antecipação do que virá em benefício com o intuito de fazer buscar a modificação da mesma resposta, gerando um novo comportamento, novas escolhas.

2. A incerteza pode ser algo agradável, e não motivo de ansiedade. Recorde-se de algumas surpresas agradáveis que teve na vida e o quanto esta incerteza teve impactos positivos, ou algumas vezes em que aconteceu um imprevisto que trouxe algo muito bom depois. É preciso aprender a viver o agora e a receber as incertezas com alegria e sem ansiedade.

3. Imagine-se sendo a pessoa que almeja. Periodicamente realize este exercício: feche os olhos, respire algumas vezes e imagine-se avançando no tempo até onde tudo está como deseja. Entre neste outro "eu" como se  estivesse vestindo uma roupa nova, e sinta como é bom ter mudado, como é bom estar neste novo estado, que vibra sua satisfação e alegria. Depois de alguns instantes, retorne à si, trazendo consigo esta sensação. O inconsciente não reconhece a diferença entre o que é ou não real, uma vez que quando fechamos os olhos tudo ao redor volta ao estado de onda. Portanto, utilizar a visualização como um sistema de recompensa pelos resultados almejados no futuro, prenunciando o alcance dos objetivos, é uma ferramenta poderosa de alinhamento.


Obs: este texto foi escrito baseado em um tópico de mesmo nome que faz parte do Curso de Coach Holístico - Ferramentas e Fundamentos 1 ---> aqui, onde constam mais algumas dicas de uso positivo do sistema de recompensas.

Postagens mais visitadas deste blog