Pular para o conteúdo principal

PNL2: Síndrome do Benefício Secundário - Intenção Subjetiva



A Síndrome do Benefício Secundário - ou Intenção Subjetiva - é um dos responsáveis pelos mecanismos de autossabotagem. Quando o inconsciente compreende que uma situação traz mais benefícios do que sua mudança, mesmo que a nível consciente isto esteja trazendo insatisfação e sofrimento, por mais que conscientemente se tente mudar, o inconsciente desencadeia escolhas e atitudes silenciosas que sabotam a realização dos novos objetivos ou a busca pela resolução dos problemas. 

Para conseguir ter sucesso e satisfação pessoal realizando mudanças efetivas, é preciso buscar compreender quais são os benefícios secundários que estão dominando os padrões mentais e criando resistência com o intuito de proteger a pessoa. Este estado é muito prejudicial pois pode fazer com que o indivíduo fique preso a estados de sofrimento como doenças, problemas financeiros, profissões e relacionamentos insatisfatórios, bloqueando qualquer iniciativa de busca por uma melhor qualidade de vida. A pessoa chega a se sentir culpada ou incapaz por não conseguir mudar, sem saber que a causa disso não está na ausência de força de vontade, e sim na intenção subjetiva.

Para reverter a angústia que a Síndrome do Benefício Secundário traz, é preciso desconstruir os bons motivos inconscientes que a pessoa tem para se manter na mesma situação, construindo uma visão de novas possibilidades, mais ajustadas com seus objetivos, trabalhando no sentido de convencer o subconsciente de que as novas escolhas são seguras, pois o subconsciente mantém os mesmos padrões através de um mecanismo autoprotetor, mantendo-se dentro da linha de segurança do que já é conhecido, sem potencial para avaliar se aquele padrão é benéfico ou não. Para o subconsciente, se é conhecido, é seguro.

Para compreender melhor e ver exemplos, assista ao vídeo sobre Síndrome do Benefício Secundário:




Se gostou e desejar, conheça inúmeras técnicas de coaching que ajudam a identificar e desconstruir padrões indesejáveis:


Se desejar maiores informações, clique aqui:



Estamos nas redes sociais:
Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: portaldespertaluz@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCK1COUHyjqjbp0bgiCB_KfQ/
Soundcloud: https://soundcloud.com/despertaluz
Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/6524170-desperta-luz
Sparkle (Aplicativo Hotmart): https://https://sparkle.hotmart.com/users/despertaluz 
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/despertaluz/?source_id=235699866598149


Foto de Lucas Pezeta no Pexels

Postagens mais visitadas deste blog