Pular para o conteúdo principal

O Caibalion: os sete princípios universais

Hermes Trimegisto é considerado um sinônimo da Fonte da Sabedoria. Os estudos herméticos datam do Egito e Grécia antiga, época em que Hermes - grande estudioso da Alquimia - definiu  Os sete princípios herméticos, leis universais que segundo seus estudiosos, se bem incorporadas, tornam a vida de quem aplica esses conhecimentos muito mais significativa e plena, uma vez que todos estamos debaixo dessas leis físicas e universais.



O mais curioso no estudo de Hermes é que as leis abaixo colocadas estão muito ligadas aos princípios da física quântica, largamente explorados atualmente. Abaixo um brevíssimo relato sobre cada princípio:

1 - O Princípio do Mentalismo: a partir deste princípio entende-se que tudo nasce na Mente - considerando mente como consciência - e que que há uma Mente suprema, que pode ser chamada de Deus, Todo, Eu Superior, de forma que todas as criações vivem primordialmente nesta Mente, e na mente de cada um. Lembremos que somos, sobretudo, formados de energia.

2 - O Princípio da Correspondência: um dos mais importantes neste estudo, mostra que aquele que dominar este entendimento compreende que quando se muda o foco, obrigatoriamente o Universo corresponderá ao novo foco observado. "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima".

3 - O Princípio da Vibração: "nada está parado. Tudo se move, tudo vibra". Essa lei é muito aplicada dentro dos princípios quânticos, onde a matéria é um átomo que vibra em velocidade baixíssima, mas sem deixar de ser também onda, energia. Compreender os meios de como operar mentalmente nos instantes em que se é uma onda de energia é outra chave importante.

4 - O Princípio da Polaridade: "Tudo é duplo; Tudo tem pólos, tudo tem o seu oposto..." uma vez que tudo é energia, e que a energia tem pólos positivos e negativos, compreender esse princípio ajuda quando se precisa mudar o estado vibracional. Produzir um campo (pensamentos e sentimentos) positivo é o mesmo que um negativo, sendo que a escolha da polaridade depende simplesmente de em qual pólo se escolhe vibrar os pensamentos e sentimentos. Por exemplo, se a pessoa está com um pensamento de tristeza, basta escolher pensar a mesma situação sob uma perspectiva positiva, e muda-se a polaridade.

5 - O Princípio do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo, em suas marés, tudo sobe e desce...." Este princípio trata do fluxo natural do Universo, do qual faz parte a vida de cada um. Aquele que consegue fluir com a vida, sem brigar ou reclamar, porém tomando atitudes a partir dos princípios anteriores, encontra a paz.

6 - O Princípio da Causa e Efeito: "Toda a Causa tem seu Efeito, e vice-versa. Tudo acontece se acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei". Para usar esse Princípio de forma positiva é preciso elevar-se em pensamentos e sentimentos, escapar nos conceitos de massa, onde os desejos e vontades alheias provocam causas exteriores que trazem efeitos na vida interior de cada um, como se as pessoas fossem peões em um tabuleiro de xadrez.

7 - O Princípio do Gênero: "O Gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino; O gênero se manifesta em todos os planos". Todos carregam em si essas duas energias, e conhecer meios de equilibrá-las interiormente pode provocar mudanças efetivas e positivas.

Cada princípio é melhor explicado no livro O Caibalion, se quiser saber mais sobre o livro, assista ao vídeo abaixo:




Postagens mais visitadas deste blog