Pular para o conteúdo principal

Parte 3: Ferramentas para por planos em ação



Após adequar a lista de valores e conhecer os passos em direção à autorrealização, é possível adotar um sistema para ajudar a colocar planos em ação e a direcioná-los para um resultado satisfatório.


Sempre cabe questionar onde se está colocando a energia. É comum o ser humano passar grande parte de sua vida colocando energia em pensamentos e sentimentos negativos ou desnecessários e em projetos insatisfatórios. Tudo começa a partir do alinhamento da energia, ou seja, no parar e observar como podemos direcioná-la de forma edificante.

O esquema acima pode ser adequado a qualquer desejo em qualquer esfera, e complementa-se pela ferramenta S.M.A.R.T., muito utilizada por Tony Robbins.

S - especificar o sonho, objetivo ou plano: "o que eu quero criar, ter, fazer ou experimentar? O que darei (altruistamente), como irei contribuir em troca?"
M - mensurar, ou seja, colocar meios e instrumentos para que seja possível medir os resultados com o objetivo de realizar ajustes se for necessários - "quais resultados esperados? em quanto tempo?"
A - alcançável - refletir se é possível alcançar o objetivo (ex: uma pessoa com 1,60 m dificilmente conseguirá entrar para um time mundial de basquete)
R - relevante - refletir se o objetivo é importante para você ou se é só um desejo do ego que tratá uma satisfação muito fugaz.
T - temporal - tem que colocar um prazo-limite, tanto para mensurar o processo, quanto para não se acomodar. Caso no prazo-limite não se tenha alcançado o objetivo, basta continuar realizando adaptações e novas ações, colocando um novo prazo-limite e de preferência, aumentando a meta.

Recomenda-se ainda colocar metas desafiadoras, pois essa ação faz com que nos forcemos a expandir a consciência e a criatividade.

Após todas essas etapas, basta colocar os planos em ação.
Recomenda-se, para cada sonho, plano ou objetivo, utilizar essas ferramentas e de preferência, registrar tudo, para periodicamente retornar a cada tópico e realizar a verificação através do esquema acima.

Postagens mais visitadas deste blog