Pular para o conteúdo principal

Doenças emocionais de A a Z - Anorexia



A anorexia nervosa , ou seja, aquela decorrente de um desequilíbrio emocional e não, de outra doença - como hipotireoidismo ou do aparelho digestivo - é oriunda da não-aceitação da perda de controle sobre algo muito importante para a pessoa que sofre dessa doença. Nesse caso a pessoa tende a negar fatos turbulentos, evita se auto-ajudar a aprender com a perda da harmonia, o que produz profundo abalo emocional e tensão.

A anorexia também é caracterizada por extrema autorrejeição, que chega ao ódio de si mesmo, gerando mecanismos distorcidos em relação à aparência e bem estar como forma de auto-punição. 

Outra característica da anorexia é o medo, caracterizado pela resistência ao crescimento. Evita-se crescer aprendendo a superar as dificuldades. O medo também é usado de uma forma agressiva, tanto em relação a si mesmo, quanto em relação às pessoas em seu entorno, que se sentem culpadas imaginando estar causando essa situação, além de ser um meio inconsciente de manipulação e de receber atenção.

Para reverter o mecanismo da anorexia é preciso que, além de um trabalho de fortalecimento da estima, a pessoa compreenda que os problemas fazem parte da vida e precisam ser enfrentados. Essa talvez seja a parte mais difícil: é a própria pessoa que precisa escolher crescer, aprender a lidar com seus medos e dificuldades, e escolher compreender que se cuidar bem faz parte disso, ninguém tem o dever de fazer isso por ela.

Novo padrão sugerido: A partir de hoje eu escolho viver plenamente pois compreendo que sou maravilhoso(a) como sou. Escolho viver com alegria e aceito tanto as dificuldades da vida como a mim mesmo(a) incondicionalmente.

Se preferir, acesse a meditação guiada apertando o botão azul:



Livros consultados:
- Você pode mudar sua vida
- Coleção Metafísica da Saúde
- Linguagem do corpo

Texto, áudio e produção: Portal Desperta Luz
Music from https://filmmusic.io
"River Flute" by Kevin MacLeod (https://incompetech.com)
License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)

Estamos nas redes sociais:
Blog: www.despertaluz.com.br
Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: portaldespertaluz@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/despertaluzLivros de referência:

Imagem de TeroVesalainen por Pixabay

Postagens mais visitadas deste blog