5 – Chakra Laríngeo ou Puro - Vishuddha


imagem pixabay

Este chakra está localizado na frente da garganta, ligado à tireoide, tem relação com a capacidade de percepção sutil, com o entendimento e com a voz. Quando está desenvolvido indica a força de caráter, grande capacidade mental e discernimento, e quando está contraído indica doenças na tireoide e fraquezas de diversas funções nas esferas físicas, psíquicas e/ou mentais.


Símbolo
Lótus de 16 pétalas
Cor
Azul claro
Planeta
Júpiter
Nota musical
Sol
Pedra preciosa
Apatita, água-marinha, crisocola
Mantra
Ham
Palavra-chave
Comunicação
Sentido
Audição
Glândulas
Tiroide
Hormônios
Tiroxina (tri-iodo-tiroxina)
Sentimentos e princípios
Esse chakra tem uma importante ligação dos chakras inferiores com os centros da cabeça. É como uma ponte entre os nossos pensamentos e sentimentos, nossos impulsos e reações, transmitindo ao mesmo tempo conteúdo de todos os chakras para o mundo exterior, a expressão daquilo que vive em nosso interior, todos os sentimentos como amor, alegria, medo, raiva, riso, choro, desejos, ideias e percepções. Desenvolvemos a capacidade de auto reflexão, da receptividade, da criatividade. Assim como temos maior percepção auditiva do exterior esse Chakra também habilita a ouvir a voz interior. Descobrimos nossa verdadeira tarefa na vida e passamos a ter mais confiança. É o chakra da comunicação, da possibilidade de mudança, da transformação, da capacidade inclusive de resolver conflitos do passado através da liberação do Karma.
Faixa de ação
Garganta, glândula tireoide, parte superior dos pulmões e braços, trato digestivo.  
Características/partes do corpos
Esse chakra tem influência sobre a glândula pineal e afeta os aspectos nervosas, mentais e físicos relativos ao nosso bem-estar, bem como as nossas qualidades e potenciais. Ajuda a acalmar a raiva, acessos de cólera ou histeria, é considerada inclusive muito útil contra graves doenças mentais como objeções, psicoses e outras dificuldades psíquicas.
Tratamento
Tireoide, voz, coluna, nuca, boca, dentes, face, garganta, ouvidos, auto-expressão, criatividade, intuição, repressão, genialidade, problemas de comunicação, senso de responsabilidade, dificuldade em dar e receber, rouquidão, afonia, gagueira, laringite, otite.