Pular para o conteúdo principal

Doenças emocionais de A a Z - Adenoide

A adenoide é caracterizada pelo aumento de glândulas imperceptíveis a olho nú entre a garganta e o nariz, ajudando no sistema de defesa contra vírus e bactérias sobretudo nas crianças até os 8 anos, período em que sofre um pequeno aumento e depois, regride.




Porém em alguns casos essa glândula cresce mais do que o desejado, prejudicando a passagem de ar, o que comumente leva a cirurgias.

A origem emocional da adenoide advém de ambiente familiar conturbado, explícita ou veladamente. A criança sente que há um atrito entre os adultos com as quais convive e interpreta que não é bem-vinda, que atrapalha, sente-se culpada, como se fosse a causa do problema. Gostaria de expressar esse sentimento - lembre-mo-nos que o chakra laríngeo está relacionado, entre outros, à capacidade de  expressão - mas não consegue por não ter consciência madura  para tanto e reage inflando as glândulas, "se sufocando".

Não só em relação à adenoide como também em relação a qualquer doença típica de infância é muito importante que os adultos demonstrem o quanto ela é amada e bem vinda, pois a ausência dessa sensação é uma das principais causas de doenças nessa faixa etária - a doença é uma forma de manifestação da rejeição que sente.

Novo padrão sugerido a ser implementado pelo adultos: "essa criança é muito bem vinda e muito amada, um grande presente em nossa vida".

Estimular a criança a se olhar no espelho todos os dias e dizer a si mesma, "eu me amo e sinto que sou muito amada" ajuda bastante. Essa dica vale para todas, pois se não estiverem doentes a conduta evita o futuro desenvolvimento de doenças emocionais.


Livros de referência:
  • Você pode curar sua vida
  • Linguagem do corpo
  • Metafísica da saúde


imagem freepik

Postagens mais visitadas deste blog