Pular para o conteúdo principal

PNL: Mude seu estado emocional através da fisiologia

Há pessoas que parecem viver em permanente estado de energia, alegria, poder pessoal. Parecem ter uma facilidade incrível para resolver qualquer situação e conquistar seus objetivos. Um dos segredos para viver nesse estado está na fisiologia, no uso inteligente do mecanismo biológico para ser utilizado como uma ferramenta pessoal. São pessoas que vivem com a postura de que já conseguiram tudo o que planejam mesmo que ainda não tenham alcançado e conseguem trazer essa sensação para o agora.



Aprender a dominar e modificar a fisiologia é um dos mecanismos mais rápidos e eficientes para passar de um estado negativo para o positivo. Isso porque a fisiologia interfere diretamente nas representações mentais e nos sentimentos que expressamos em relação a elas.


Por exemplo, quando estamos cansados isso em geral é notado através de nossa aparência: ombro curvados, olhos baixos, boca cerrada. O mesmo vale para estados depressivos, estados de raiva ou angústia. Podemos mudar o estado fisiológico através de novas representações mentais e novos sentimentos, mas algumas pessoas têm dificuldades para modificar esses padrões e pode ser uma boa dica o inverso, modificar a fisiologia - respirar fundo, colocar os ombros para trás, endireitar a postura, relaxar os músculos faciais e esboçar um leve sorriso. Esse novo conjunto impacta no estado  mental e emocional facilitando quase imediatamente sua re-estruturação mais positiva.

Os estados negativos perduram porque além da fisiologia o indivíduo alimenta pensamentos e sentimentos negativos. É muito simples ,basta escolher fazer o inverso. A partir do momento em que decidir que desej alcançar determinado novo estado basta começar a agir como se já o tivesse alcançado. Se tem um objetivo cerque-se de pensamentos de indecisão e insegurança, de que não dará certo, não sou capaz  e o seu estado mental e emocional impactarão em sua fisiologia, ou seja, o corpo corresponderá a tal modelo. Se optar por modificar esse quadro - e lembre-se, pode optar a qualquer momento - pode começar adotando uma postura física de como se já estivesse alcançado seu objetivo. Quando se sentir mais confortável na nova postura física ficará bem mais fácil alimentar mental e emocional com sentimentos adequados para o novo estado que deseja alcançar. Imagine como se já estivesse onde deseja chegar, quais resultados positivos almeja e aja a partir dessas sensações. Um bom ponto de referência é lembrar com detalhes de algum momento em que se sentiu ótimo(a), em que tudo estava bem, e tentar transportar essas sensações para o estado físico atual.

Reprogramar representações mentais é muito eficiente, porém pode levar algum tempo para apresentar resultados pois demanda um trabalho no inconsciente. A mudança de fisiologia é um recurso instantâneo, rápido. Temos vários casos de atletas que estavam no seu limite e após uma mudança de estado fisiológico conseguiram se recuperar rapidamente e apresentar ótimos resultados. O mesmo recurso pode ser usado com qualquer pessoa. O contrário também pode acontecer, uma pessoa que sente-se confiante e segura pode permitir que sua fisiologia caia após uma crítica ou resultado insatisfatório o que certamente produzirá novas representações mentais insatisfatórias. Então vale também como um alerta, ficar atento(a) ao que o corpo está dizendo é um ótimo meio de perceber se está utilizando corretamente o mecanismo fisiologia, mente e sentimento, pois o que está sentindo é resultado direto de suas representações mentais e emocionais. Qualquer um desses recursos sendo modificados automaticamente impactará nos outros dois, seja para o positivo ou para o negativo.

Há casos comprovados de pessoas que chegaram a morrer somente através de sugestão mental emocional e fisiológica. Pessoas que andam sobre brasas são exemplos de pessoas que mudam o estado fisiológico e com isso alteram a representação mental e emocional da brasa impactando no fisiológico a ponto de não se queimar. Existem ainda estudos comprovando que pessoas com doenças graves ficaram curadas após assistir várias sessões de comédia - o estado fisiológico impactou no emocional e no mental modificando a representação da doença.

Outros estudos comprovam que as expressões faciais modificam o nível de oxigênio, o fluxo de sangue e o estímulo de neurotransmissores, tanto em mudanças de expressões faciais positivas quanto em expressões negativas. Um estado fisiológico positivo libera serotonina e endorfinas na corrente sanguínea, causando a sensação de bem estar.

É importante haver congruência entre o que sente, pensa e mostra fisicamente. Pode ser que uma pessoa tenha uma excelente ideia mas se apresenta com uma postura física de insegurança, falta de confiança, sua incongruência despertará no interlocutor uma sensação de desconfiança. Pessoas como as citadas no início do texto, que parecem ser capazes de conquistar qualquer coisa, apresentam essa conversa melódica entre os três pilares.

Para alcançar uma fisiologia compatível com o que deseja pensar e sentir é preciso prestar atenção em: respiração, postura, tom de voz, expressão facial e gestos, porém é preciso observá-los e treiná-los constantemente, o conjunto precisa ser harmônico, natural. Artificialidade gera incongruência.

Estar atento a sua fisiologia gera novas escolhas, e pessoas com mais escolhas tem a seu dispor mais possibilidades. Vícios como compras, álcool e drogas nada mais são do que mecanismos usados para mudar a fisiologia, mas através da programação neurolinguística isso é possível simplesmente aprendendo a dominar e modificar os mecanismos fisiológicos do corpo. Como você estaria se estivesse alegre? Como você estaria se tivesse conquistado um objetivo? Como você estaria se estivesse confiante? Então, esteja agora!


Postagens mais visitadas deste blog